quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
FACED
DIDÁTICA E PRÁXIS PEDAGÓGICA II
PROFA. DRA. CRISTINA D'ÁVILA
EQUIPE: ALINE DIAS
                BRINIA ALVES
                RODRIGO PAIVA
                LUIS FERNANDO
                PRISCILA ALMEIDA.

domingo, 15 de dezembro de 2013

Alípio Franca


Alípio Correia da Franca (1871-1957) foi um pedagogo baiano, introdutor no Brasil do método pedagógico montessoriano e Fundador do Colégio da Bahia (atual Central).
Nasceu em Santiago do Iguape, distrito de Cachoeira (15 de agosto de 1871) e faleceu em Salvador, (08 de outubro de 1957), filho de Cristovão da Franca e de Eufrosina Correia da Franca.
Dados biográficos
Diplomou-se mestre pela Escola Normal do Estado da Bahia em 1895, e inicia a sua carreira no magistério como professor da Escola Normal da cidade da Barra, região do rio S. Francisco, onde também colaborou como jornalista dos jornais ribeirinhos.
Em 1908, transferiu-se para Salvador, sendo indicado pelo Conselho Superior do Ensino e nomeado pelo Governo do Estado Catedrático de Pedagogia e Metodologia da Escola Normal da Bahia, por concurso prestado em 1898.
Junto aos mestres notáveis, Ernesto Carneiro Ribeiro, Manuel Devoto, Oscar Freire, Arlindo Fragoso, Gonçalo Muniz, Inácio de Menezes, Prisco Paraíso, torna-se membro do Conselho Superior do Ensino.
Atuou como representante do Professorado Baiano no 3º Congresso Nacional de Instrução Primária e Secundária, realizado em (?), no ano de 1913.
Recebeu Medalha de Honra como planejador e executor da Exposição Escolar de 19…
Ao longo da sua carreira pedagógica, destaca-se como Vice-diretor do Instituto Normal da Bahia (1936), fundador e diretor do Colégio da Bahia (atual Colégio Central) e do Colégio Brasil.
Manteve correspondência com a cientista Montessori, de quem foi tradutor e introdutor no Brasil do método pedagógico montessoriano.
Em comemoração do centenário da fundação do Instituto Normal da Bahia, é escolhido pela Congregação para escrever a Memória Histórica do Ensino Normal.
Por iniciativa de Antonio Balbino governador do Estado, tem o seu nome rememorado, no Centro Pedagógico Alípio Franca.
OBRAS
Noções de Pedagogia Experimental Metodologia e Organização Monografia sobre o melhor modo de divulgar o ensino no Brasil (1936), quando vice-diretor do Instituto Jardim de Infância. 2.ed. Bahia: A Luva, 1935. 143p ilus.
Memória Histórica: Escola Normal da Bahia - 1836-1936: Bahia: Imprensa Oficial do Estado, 1936. 176p. ilus.

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

CARACTERÍSTICAS GERAIS DO COLÉGIO ALÍPIO FRANCA



Diretoria

Diretoria

Secretaria

Secretaria




Secretaria

S
Sala dos professores

Secretaria

FOTOS DO COLÉGIO ESTADUAL ALÍPIO FRANCA








Hall

Hall

Pavilhão B

Quadra

Quadra


Sala

Sala de aula

Sala de aula

Corredor

Biblioteca

Biblioteca

Biblioteca

Sala de aula

Sala

Iluminação da Sala de aula

Iluminação e ventilação na Sala


Recepção da Direção


Recepção da Direção


Recepção da Direção



Vice-Direção
 
Recepção da Direção



Vice-Direção
 

Vice-Direção

Sala dos professores

Secretaria

2º ANO DO ENSINO MÉDIO DO NOTURNO



OBSERVAÇÃO DA AULA DE FÍSICA



Professor Neviton dos Santos

Aula de Física
Série/Turma: 2 AN
Data: 10 de dezembro de 2013

Revisão para prova da IV unidade. O professor se preocupou em apresentar o assunto de uma forma clara e coesa.
A revisão também foi para ajudar os alunos na elaboração do trabalho escrito.

ENTREVISTAS COM PROFESSORES (AS) E ALUNOS (AS)

Aluna: Bianca Araújo
16 Anos - 2º Ano do Ensino Médio

Aline - O que você acha da Escola em que você estuda?

Bianca - A minha escola é boa, mas precisa melhorar muito ainda: melhoras físicas como quadras, salas mais bem equipadas como das escolas particulares, banheiros bons e espaços de convivência.

Bianca - A Diretora é Orminda, ela é muito boa, mas não tem tempo pra nada por que faz tudo: é coordenadora, quase que secretária, quase que professora quase que tudo.

Bianca - Sobre os professores, os daqui precisam ser trocados, eles não sabem ensinar, não interagem, não estão nem aí se a sala está bagunçada, nos ignoram até quando somos gentis. Existem professores que nós entramos na sala de aula querendo aprender, outros nós queremos só passar de ano.

Bianca - Essa escola não tem S. O . E :  não existe nenhum serviço de orientação estudantil, a diretora acaba por ser uma orientadora.




Professor entrevistado: Alfredo Castro
Disciplina: Matemática
Data: 10 de dezembro de 2013


Brinia- Como é elaborado o (PPP) Projeto Político Pedagógico?

Professor A C- O Projeto Político Pedagógico é elaborado na Semana Pedagógica que acontece no início do ano letivo.

Brinia- Quem são os responsáveis pela Semana Pedagógica?

Professor A C- Os responsáveis pela Semana Pedagógica são a direção e o corpo docente da instituição.

Brinia- O objetivo do Projeto Político Pedagógico é alcançado?

Professor A C- A gente não consegue atingir o objetivo do (PPP) Projeto Político Pedagógico, por causa das ações imprevisíveis que ocorrem durante o ano letivo, tais como, greves, paralisações, a chuva e por causa também da redução das cargas horárias das disciplinas.

Brinia- Os planos de aulas e ou de atividades existem?

Professor A C- Existem sim. A gente consegue atingir o objetivo do palno, mas, também depende de cada professor. No meu caso, sim, eu consigo elaborar o meu plano e seguir os objetivos planejados.




Professora entrevistada: Graciete Alves
Disciplina: Matemática
Data: 10 de dezembro de 2013


Brinia- Como é elaborado o (PPP) Projeto Político Pedagógico?

Professora G A- Podemos dizer que o (PPP) Projeto Político Pedagógico é elaborado pelos professores com autonomia, respeitando as diretrizes das metas discutidas na Semana Pedagógica, com base na proposta da Secretaria de Educação e com enfase em atingir a proposta pedagógica da unidade escolar.

Brinia- O plano de aula existe?

Professora G A- Existe. A gente elabora o plano de aula com base nas unidades bimestrais, levando em conta os possíveis feriados e o tipo de aluno de cada turma. É possível que uma aula planejada para uma determinada turma não tenha o mesmo alcance em uma outra turma a nível de aproveitamento, que requer aplicação de recuperação paralela e aula de reforço.

Brinia - Como funciona o planejamento do professor?

Professora G A- O planejamento de aula do professor busca respeitar o plano de curso da disciplina e interesse da comunidade escolar, utilizando recusrsos disponíveis com atividades intra e extra escolares. As vezes não conseguimos fazer tudo em sala de aula, por isso, pedimos que eles façam pesquisas e outras atividades fora da sala.

ENTREVISTA CONCEDIDA PELA PROFESSORA DE MATEMÁTICA

Professora entrevistada: Alcineide Moreira
Disciplina: Matemática
Data: 05 de dezembro de 2013


Rodrigo- A escola fornece livros didáticos?

Professora A M- Sim.

Rodrigo- Os livros são claros, coesos?

Professora A M - São escolhidos pelos professores, nem sempre supre as expectativas, é necessária a abordagem externa ao que é pré-estabelecido.

Rodrigo- Como são elaborados os livros disponibilizados? É democrático ou imposto?

Professora A M- A escolha é democrática, elaborado pelos professores durante a semana pedagógica e são trocados de 3 em 3 anos.

Rodrigo- O material didático expressa sua filosofia pedagógica?

Professora A M- Na Jornada Pedagógica tem consenso entre os professores, já vem pré-determinado pela Secretaria de Educação.

OBSERVAÇÃO DA AULA DE MATEMÁTICA

Aula de Matemática
1º ano do Ensino Médio
Data: 05 de dezembro de 2013

- Elaboração de exercícios para revisão da prova.
- A professora interage com os alunos o que possibilita a troca de informações e facilita os resultados.
- A sala é ventilada, possui janelas, ventiladores, caixa de som, televisão, pendrive, recursos estes que facilitam o aprendizado ou ao menos faz com que os estudantes demonstrem maior interesse na aula.
- O colégio possui salas com amplo esforço físico, apesar de termos assistido a uma aula após o intervalo, o ambiente se apresentou de certa forma limpo.
- A professora precissou chamar a atenção da turma diversas vezes por conta do barulho e das conversas paralelas e como não teve resultado, ameaçou tirar ponto, botar os alunos que estavam bagunçando, para fora da sala ou usar outros metódos os quais não foram ditos.
- Aplicação de exercícios para ajudar na nota dos alunos ( pontos extras).
- Aplicação de exercícios feitos em equipe na sala).
- Na aula não foram utilizados livros escolares. Alguns alunos não possuiam material escolar, como lápis, para fazer os exercícios.